ADFERSIT TALKS - 2º Ciclo de Webinars

ADFERSIT TALKS - 2º Ciclo de Webinars

Portugal discute há décadas o futuro da sua competitividade, mas…!

Vem-se tornando recorrente, há décadas, em Portugal discutir o futuro da nossa competitividade, nomeadamente ao nível das infraestruturas de transporte que a deverão suportar, sem sequer se alcançar um consenso nacional no que diz respeito às questões básicas para o desenvolvimento de um simples “Plano de Infraestruturas” que responda às necessidades dos diversos operadores. 

No entendimento da ADFERSIT, na próxima década, a concretização do Plano Nacional de Investimentos 2030 e, simultaneamente, a oportunidade surgida com a execução do Plano de Recuperação Económica e Social de Portugal 2020-2030, exige que seja encontrada urgentemente uma base para a obtenção de um consenso que permita discutir, de forma convergente, as soluções que assegurem um rumo definitivo ao futuro das infraestruturas de transportes em Portugal. Não poderemos continuar empenhados em eternas discussões sobre detalhes e simples pormenores, sob pena de passarem mais 20 anos e continuarmos a discutir, por exemplo, que tipo de travessa deverá ser utilizada na futura rede ferroviária.

Pretendemos, por isso, contribuir para a definição de uma estratégia simples e clara para a elaboração de um Plano de Infraestruturas de Transportes, tanto para as mercadorias como para passageiros, nomeadamente no que se refere ao transporte ferroviário e aéreo sobre cujos pilares fundamentais tem, necessariamente, de existir um consenso alargado:

  1.  Os PORTOS PORTUGUESES têm um papel crucial na dinâmica da nossa economia, sendo por isso fundamental garantir a sua competitividade ligando-os ao “interland” de forma eficiente e interoperável. O Corredor Atlântico é uma exigência europeia e, para se tornar a realidade que ambicionamos, torna-se urgente concretizar a ligação dos nossos operadores a esse objetivo nacional e europeu;

  2. Portugal, ao nível do MODO FERROVIÁRIO, necessita urgentemente de um eixo ferroviário Norte/Sul de elevadas prestações que garanta uma ligação Porto - Lisboa em menos de 2 horas, bem como, de forma inequívoca, assegurar ligações ferroviárias internacionais eficientes, definindo um plano estratégico e operacional que assegure, de forma coerente, a interoperabilidade ibérica e europeia.

  3. Fora do contexto direto das infraestruturas, é hoje crucial atender às questões relativas à MOBILIDADE URBANA, com os constrangimentos e oportunidades impostos pela pandemia do Covid-19.
    Até ao início da pandemia do Covid-19, o Transporte Público encontrava-se num processo de revitalização, nomeadamente nas Áreas Metropolitanas, devido ao PART que permitiu um substancial crescimento da procura, e aos procedimentos em curso para novas concessões de transporte coletivo de passageiros que iriam/irão melhorar substancialmente a oferta, mas o “medo” associado à utilização de um meio coletivo irá provocar uma quebra da sua utilização com o aumento da utilização do transporte individual, seja do automóvel, o que é negativo, seja de modos suaves – bicicleta ou pedonal – o que será muito positivo. Contudo, a crise económica e a redução do rendimento das famílias, poderá também gerar um movimento contrário.

  4. É unanimemente reconhecido que a Área Metropolitana de Lisboa necessita de um NOVO AEROPORTO que liberte a cidade dos efeitos nefastos do atual, dotado de uma ligação ferroviária com serviços nacionais e internacionais. Estas duas condições obrigam a refletir sobre um novo aeroporto (a sul do Tejo) com capacidade de expansão progressiva e, consequentemente, sobre uma inevitável terceira travessia ferroviária que deverá assegurar uma ligação eficiente com a Europa, reforçando o estatuto de Lisboa como Capital Europeia.

ADFERSIT


Informações sobre os webinars ADFERSIT TALKS anteriores:


  • #1 - "A Logística e os Portos enquanto “nós” da intermodalidade" - 16 de Setembro - siga este  link  ou veja no youtube - link   

    ADFERSIT TALKS 2

  • #2 -"A Imprescindibilidade da Interoperabilidade Ferroviária Europeia" - 30 de Setembro - siga este  link    ou veja no youtube - link  

    ADFERSIT TALKS 2

  • #3 -"As novas realidades da Mobilidade Urbana" - 07 de Outubro - siga este  link    ou veja no youtube - link  

    ADFERSIT TALKS 2

  • #4 -"A infraestrutura aeroportuária de Lisboa no pós-Covid" - 21 de Outubro - siga este  link    ou veja no youtube - link  

    ADFERSIT TALKS 2



Partilhar