METRO DO PORTO: Passado, Presente e Futuro

METRO DO PORTO: Passado, Presente e Futuro

A ADFERSIT realizou no dia 23 de Maio de 2025, a sessão “METRO DO PORTO: Passado, Presente e Futuro” ,  pelas 18h na FEUP.

CONTEXTO


Após vários anos de desenvolvimento e maturação, a construção do projeto do Metro do Porto inicia-se no dobrar do século, entrando em funcionamento em 2002. Nesta sua primeira fase, apresentava cinco linhas com uma extensão total de 59 km.
Desde o seu arranque, e nos seus primeiros cinco anos de vida, a procura cresce exponencialmente de 26.5 para 245.9 milhões de passageiros.km.

Atualmente, com uma extensão total de 70 km, seis linhas em funcionamento e mais duas em construção servindo 7 concelhos da Área Metropolitana do Porto, aquele indicador atingiu os 425.3 milhões de passageiros.km em 2023, continuando em franco crescimento.
Estes valores parecem indiciar uma história de sucesso sobre a qual convém, ainda assim, refletir criticamente, apresentar os projetos de expansão em curso e perspetivar o futuro próximo deste sistema de transporte público que, na sua categoria de metropolitano ligeiro de superfície, já se encontra entre os maiores a nível europeu.

Para tal, a sessão irá contar com a presença do Presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, Eng. Tiago Braga, e do Prof. Paulo Pinho, Prof. Catedrático Aposentado da FEUP, que irão partilhar as suas visões sobre o passado, o presente e o futuro do Metro do Porto.


Oradores:

  • Eng. Tiago Braga - Presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto
    apresentação
  • Prof. Paulo Pinho  - Prof. Catedrático Aposentado da FEUP
    apresentação

➔ LOCAL:
     FEUP – Faculdade de Engenharia do Porto 
     Rua Dr. Roberto Frias, PORTO. Edifício G (DECG), sala 129

Sessão realizada com o apoio de:

FEUP - Porto  

__________________________________________________________________________________________________

Se não teve oportunidade de assistir pessoalmente ou online, siga o canal youtube da ADFERSIT para rever a sessão na integra: https://youtu.be/rSE51EOyyDI


Partilhar