Modernização da Linha do Oeste

A IP-Infraestruturas de Portugal reuniu na Comunidade Intermunicipal do Oeste, Caldas da Rainha no passado dia 23 julho, para apresentar o projeto de modernização da Linha do Oeste.
A sessão contou com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, do Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Silva, do Vice presidente da Câmara Municipal de Sintra, Rui Pereira e dos Presidente e Vice-Presidente da IP, António Laranjo e Carlos Fernandes.
O projeto de modernização da Linha do Oeste, está a ser desenvolvido no âmbito do programa Ferrovia 2020 e corresponde um investimento global superior a 155 milhões de euros, comparticipado pela EU incluindo:
- modernização da via-férrea incluindo a construção de desvios ativos para aumento de capacidade;
- construção civil e obras geotécnicas ;
- construção de passagens superiores e inferiores para supressão de passagens de nível;
- modernização e adaptação dos cais de passageiros;
- eletrificação e execução de uma Subestação de Tração e de Postos Autotransformadores
- instalação de sinalização eletrónica;
- instalação de novos sistemas de telecomunicações .
Este projeto permitirá a redução do tempo de percurso, Caldas da Rainha – Lisboa e Torres Vedras – Lisboa em de cerca de 30 minutos.
O projeto vai ser executado de forma faseada no terreno, dividido em duas empreitadas. A primeira, lançada a 23 de julho, correspondendo à eletrificação e modernização do troço entre Mira Sintra - Meleças e Torres Vedras, representa um investimento estimado de cerca de 75 milhões euros. Posteriormente, ainda no decorrer deste ano, será publicado o concurso para a intervenção no troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha.