Assinado no passado dia 11 de setembro o Pacto Setorial para a Ferrovia integrado nos Cluster de Competitividade e Internacionalização

Assinado no passado dia 11 de setembro o Pacto Setorial para a Ferrovia integrado nos Cluster de Competitividade e Internacionalização

Organizada pelo IAPMEI e integrada nos Cluster de Competitividade e Internacionalização, decorreu no passado dia 11 de setembro, a cerimónia de assinatura do Pacto Setorial do Cluster da Ferrovia, onde estiveram presentes o Ministro Adjunto e da Economia Dr. Pedro Siza Vieira, a Presidente da PFP – Associação da Plataforma Ferroviária Portuguesa, Cluster da Ferrovia, Engª Leonor Mendes e a Vice-Presidente Engª Paula Alvarenga. 

Na cerimónia estiveram ainda presentes o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Dr. Pedro Nuno Santos, o Secretário de Estado da Economia, Dr. João Neves, assim como o Presidente do IAPMEI, Dr. Nuno Mangas.
A celebração deste Pacto Setorial reveste-se de grande relevância, pois significa, por um lado, o reconhecimento do papel do Cluster da Ferrovia e das entidades pertencentes à sua cadeia de valor na discussão do futuro da Ferrovia, nomeadamente Empresas, Associações e Universidades do Sistema Nacional de Investigação e Inovação e, por outro, o valor das suas ideias e contribuições aqui expressas e formalizadas. 
Estando a sustentabilidade e crescimento deste setor indissociavelmente ligado à importância e investimento dado pelo Estado ao transporte ferroviário, e com o reconhecimento crescente, nacional e internacional, da importância e necessidade de uma aposta significativa na ferrovia, perspetiva-se um novo ciclo de investimento ao nível da construção, conservação e manutenção de infraestruturas e da aquisição, manutenção e recuperação de material circulante. 
Este investimento, incentivando e promovendo os valores da economia circular, ecológica, digital, industrializada, originará novas oportunidades às empresas do setor, e a todos os que com a ferrovia se relacionam. 
O Cluster da Ferrovia é defensor da criação de uma nova cultura de mobilidade de pessoas e bens baseada na ferrovia, eco sustentável, de eficiência energética, com dinâmicas de inovação e reutilização de materiais promovendo a economia circular, a coesão territorial e a mobilidade urbana promotora de bem estar e fácil acesso à habitação, com economias de tempo e CO2, com resposta eficaz à procura crescente do turismo, inovadora nas possibilidades de sistemas inteligentes de decisão e monitorização remota, novos meios de mobilidade personalizada ferroviária autónoma e modular, nichos de mercado do futuro. 

Por isso, realça a importância da criação de um desígnio nacional, que desperte, incentive e mobilize toda a indústria ferroviária nacional, tais como:

  • A construção de um Comboio Português, integrando inovação, tecnologias e know-how nacional;
  • A criação do Centro Tecnológico Ferroviário Português, com o objetivo de dotar o setor da capacidade tecnológica e industrial, elemento condutor e agregador do conhecimento, Living Labs/ Test Beds do setor ferroviário e, ao mesmo tempo, potenciador da capacitação do setor com a inclusão de centros de formação profissional. 

O Cluster da Ferrovia, como entidade representativa do setor, acompanha de perto o desenvolvimento dos documentos estratégicos e das medidas de política nacional, com o objetivo de criar condições para o crescimento e consolidação do setor em Portugal, sendo este Pacto Setorial disso testemunha.

Acerca da PFP, Cluster da Ferrovia

A PFP – Associação da Plataforma Ferroviária Portuguesa, criada em 2015 e reconhecida como Cluster da Ferrovia desde 2017, nasceu da ambição e estratégia comum de um conjunto de empresas, associações e Universidades do Sistema Nacional de Investigação e Inovação, em tornar Portugal num centro de referência internacional no setor ferroviário e local privilegiado para o desenvolvimento de projetos IDI, fomentando em simultâneo o aumento da competitividade nacional e a internacionalização.

Contando hoje com 44 associados repartidos por grandes empresas (públicas e privadas), pequenas e médias empresas (PME), entidades não empresariais do SI&I e outras associações empresariais, a PFP apresenta uma representatividade alargada e integrada de toda a cadeia de valor da ferrovia e empresas nela integrantes com seus produtos e serviços em Portugal, partilhando os seus valores de missão:

  • Contribuir ativamente para o fortalecimento da cooperação entre todos os atores do setor ferroviário;
  • Desenvolver uma visão partilhada e uma estratégia comum para o planeamento da investigação e inovação ferroviária, contribuindo para a definição das políticas de desenvolvimento do setor dos transportes e do modo ferroviário em particular; 
  • Atuar de forma inclusiva, e transparente, em estreita colaboração com as autoridades para o sector dos transportes; 
  • Promover iniciativas e projetos conjuntos de investigação, desenvolvimento e inovação (IDI) e otimizar o potencial de investigação e inovação; 
  • Fomentar o desenvolvimento de novos negócios na área ferroviária; 
  • Contribuir decisivamente para a internacionalização do setor ferroviário português.

Partilhar