Carta dirigida à Comissária Europeia dos Transportes

Carta dirigida à Comissária Europeia dos Transportes

A ADFERSIT congratula se com a iniciativa e considera de grande pertinência a carta dirigida, por um grupo de Empresários, Professores Universitários e Técnicos, à Comissária Europeia dos Transportes Adina Valean, acerca do “Risco de isolamento da economia portuguesa - pedido de informação sobre a componente ferroviária das TEN-T em Portugal”, pelo que se associa à sua divulgação, publicando-a no seu SITE como Artigo de Opinião.

A questão colocada é, para nós, de grande relevância uma vez que não podemos admitir que o CORREDOR ATLÂNTICO - um dos 9 Corredores Trans-Europeus que constituem o "core network" da REDE FERROVIÁRIA EUROPEIA - a par com a linha actual que assegura a interoperabilidade ibérica, não garanta no futuro uma ligação interoperável à Rede Ferroviária Europeia.

Defendemos que na Rede Ferroviária Portuguesa, continuando interoperável com a rede ibérica, sejam iniciados, no PNI 2030, os investimentos que garantam igualmente, num futuro próximo, a interoperabildade com a rede europeia nos seus três eixos estruturantes (Corredor Internacional Norte, Corredor Internacional Sul e o Eixo Norte-Sul).

Por isso nos congratulamos, também, com a recomendação feita, neste sentido, pelo Prof. Costa Silva, na “VISÃO ESTRATÉGICA PARA O PLANO DE RECUPERAÇÃO ECONÓMICA E SOCIAL DE PORTUGAL 2020-2030”.

13 de Agosto de 2020 

A Direção da ADFERSIT 

Para ler a carta clique aqui


Partilhar