Regulação e Mobilidade: Que Futuro?

Regulação e Mobilidade: Que Futuro?

Promovida pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes – agora presidida pela Engª. Ana Paula Vitorino – teve inicio, no passado dia 9 de Dezembro no auditório da Gare Marítima de Alcântara, um ciclo de conferências destinado a propiciar uma discussão conjunta das matérias de maior relevância, que permitirão à AMT prestar melhor serviço aos cidadãos e à economia, contribuindo para um verdadeiro desenvolvimento sustentável.

O encerramento teve a presença do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital Dr. Pedro Siza Vieira, que se focalizou na recomposição das cadeias de valor e da importância das tecnologias de informação e de comunicação nos novos modelos de negócios nas empresas e nas cidades.

Dada a atualidade do tema e a densidade da mensagem transmitida, entende a Direção da ADFERSIT publicar a referida intervenção.

PORTUGAL e o desafio da MOBILIDADE

PORTUGAL e o desafio da MOBILIDADE

COMUNICADO

Muito se fala em mobilidade, mas este indispensável fator de desenvolvimento do País continua a ter como foco principal as grandes cidades, deixando o restante território marginalizado desta vontade.
Se atualmente é já recorrente falar da mobilidade nas grandes cidades, estender esta ambição a todo o território, desenhando um modelo de integração de todos os modos de transporte para pessoas e bens, é um desafio tão necessário quanto ambicioso que não pode desvanecer-se, esfumando-se a dinâmica que, apesar de tudo, é facilmente encontrada nas cidades. Trata-se, pois, de um objetivo, crescentemente importante, premente e, sobretudo, apelativo, nomeadamente para quem necessita diariamente de se deslocar, e que deve mobilizar os poderes públicos e populações.