Grandes projetos ferroviários: investimento ou desperdício?
O que o Primeiro-Ministro diz sobre captar investimento e melhorar a competitividade da economia é uma coisa; a política dos grandes projetos ferroviários é exatamente o contrário.
O que o Primeiro-Ministro diz sobre captar investimento e melhorar a competitividade da economia é uma coisa; a política dos grandes projetos ferroviários é exatamente o contrário.
A Comissão Técnica Independente (CTI), constituída pela Resolução do Conselho de Ministros nº 89/2022, de 14 de outubro, para avaliar as opções estratégicas para aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa e coordenar e realizar a avaliação ambiental estratégica, entregou o seu Relatório Final.
Novo COMUNICADO ADFERSIT
Dentro da politica da ADFERSIT de inserir no seu SITE, os estudos que vão sendo realizados sobre as várias alternativas para a nova solução aérea portuária de Lisboa, deveremos dar a conhecer o aprofundamento da solução Alverca + Portela.
O IMT lançou ... o concurso público internacional para escolher quem vai fazer a Avaliação Ambiental Estratégica. Empresas têm 60 dias para apresentar propostas e o serviço contratado tem de estar pronto a 30 de Abril de 2023.
O Executivo liderado por António Costa deu luz verde ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) para assumir os encargos com a compra de serviços visando a elaboração do relatório de avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa.
É extraordinário como a discussão sobre o aeroporto de Lisboa consegue ser sistematicamente retomada, quase sempre pelos mesmos protagonistas, sem que se chegue a alguma conclusão e, pior ainda, enviesando sempre o que deveria ser a correta perceção do problema. Será que é isso mesmo que se pretende, agitar apenas para criar entropia, distrair de outros assuntos mais graves ou criar impactes que nada têm a ver com o transporte aéreo?
Nem Montijo nem Alcochete têm fácil acesso ferroviário, pelo que aeroporto na margem sul abre caminho para a Terceira Travessia do Tejo.