Algumas Notas soltas de apreciação da Resolução do Conselho de Ministros Nº 77/2025
A RCM 77/2025 "Aprova o Plano Nacional Ferroviário e determina à Infraestruturas de Portugal, S. A., a avaliação de investimentos ferroviários prioritários"
A RCM 77/2025 "Aprova o Plano Nacional Ferroviário e determina à Infraestruturas de Portugal, S. A., a avaliação de investimentos ferroviários prioritários"
Durante a fase de Discussão Pública que se seguiu à apresentação do PLANO FERROVIÁRIO NACIONAL, a ADFERSIT promoveu a respetiva análise e discussão interna, tendo produzido um documento... (ver mais).
Decorreu no dia 17 de Novembro, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a apresentação do Plano Ferroviário Nacional a que se seguirá uma fase de discussão pública.
A ADFERSIT participou ativamente na fase de auscultação para a elaboração do Plano e participará também próxima fase de discussão pública, o que se iniciará já na 4ª sessão do XV Congresso Nacional que se realiza nos dias 29 e 30 de Novembro na Fundação Calouste Gulbenkian.
Foi amavelmente remetido à ADFERSIT por um grupo de técnicos, empresários e académicos o seu contributo para a elaboração do Plano Ferroviário Nacional.
Decorrendo até final de Julho a fase de Auscultação de entidades, a ADFERSIT não poderá deixar de dar o seu contributo com a finalidade de ser alcançada uma fundamentada posição relativamente aos 5 Pilares que, no nosso entendimento, deverão balizar o referido documento...
Inscreva-se através dos links indicados. A participação é gratuita.
«No passado dia 19 de Abril, numa sessão pública no LNEC, iniciámos o processo que permitirá dotar o país de um Plano Ferroviário Nacional. Neste arranque de trabalhos, importa explorar um pouco as motivações para esta iniciativa. Afinal, para que precisa o país de um Plano Ferroviário Nacional?
Irei explorar apenas duas importantes razões. 
(...)»
No passado dia 28 de Abril, às 18h00, realizou-se o mais recente ADFERSIT TALKS onde se pretendeu analisar, sob várias vertentes, o PLANO FERROVIÁRIO NACIONAL cuja apresentação de objetivos e do processo para a respetiva elaboração foi promovida pelo Governo no dia 19 de Abril.
«A ferrovia pode ser bastante mais competitiva do que é hoje, e, para isso, é preciso resolver problemas que já estão mais do que identificados. No fundo, o que precisamos? Comboios de 750 metros, da electrificação da rede e com o ERTMS, possibilidade de cruzamento de comboios e eliminação das pendentes»
Durante a última audição no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2021, o Ministro das Infra-estruturas e da Habitação revelou que o Plano Nacional Ferroviário começará a tomar forma em 2021: em Janeiro, adiantou, arrancará um «grande debate nacional».
O Executivo tem a ambição estratégica de gizar, em 2021, o Plano Ferroviário Nacional – segundo consta na versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado, tornada hoje pública, este plano terá como pressuposto central a ligação ferroviária entre todas as capitais de distrito. O plano deverá garantir ainda «as ligações transfronteiriças ibéricas e integração na rede transeuropeia de passageiros e mercadorias».
O Conselho Superior de Obras Publicas acaba de produzir o Parecer, requerido por despacho ministerial, sobre os programas de projectos de investimento contidos na proposta global do Plano Nacional de Investimentos – PNI2030 previamente apresentado publicamente na Assembleia da República e que envolve quatro áreas temáticas: (i) Transportes e Mobilidade, (ii) Ambiente; (iii) Energia e (iv) Regadio.
Discussão sobre o futuro da ferrovia arranca a partir do Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030. Conselho Superior de Obras Púbicas valida opção que ligue as duas cidades em duas horas .