NOTA INFORMATIVA
Descarrilamento e subsequente colisão das cabinas do ascensor da Glória, na sequência do desligamento do cabo entre cabinas.
Descarrilamento e subsequente colisão das cabinas do ascensor da Glória, na sequência do desligamento do cabo entre cabinas.
Felizmente não temos de nos confrontar muitas vezes com tragédias desta dimensão nos transportes de Lisboa. Mas, ocorrendo estas, impõe-se que delas se retirem os ensinamentos que nos permitam evitar ou reduzir a probabilidade da sua ocorrência no futuro.
"A dimensão da economia portuguesa não é, por si só, um entrave. O que conta é a capacidade técnica, a experiência, a solidez das propostas e o compromisso de fazer acontecer."
- Ler entrevista na íntegra -
“Como melhorar a segurança rodoviária nas nossas vilas e cidades?” Esta foi a questão de partida das ADFERSIT Talks que reuniram especialistas nesta área, no dia 26 de Junho de 2025, no Centro Comunitário de Carcavelos. Uma sessão onde foram apresentadas medidas que visam a redução de sinistros nas estradas do concelho e foram também debatidas outras questões relacionadas com a segurança rodoviária.
Realizou-se em Luanda nos passados dias 3 e 4 de Junho o IIIº Ciclo de Conferências Técnicas Ferroviárias - Angola Rail 2025, promovido pela ATECFA - Associação dos Técnicos Ferroviários de Angola e subordinado ao tema "O Transporte e a Logística ferroviária como Instrumento de Planeamento Sustentável de Angola".
O resultado dos trabalhos pode ser resumido na seguinte frase:
"O Caminho de Ferro em Angola não é uma questão sectorial: trata-se de um imperativo de soberania, de desenvolvimento económico, de coesão social e territorial"
O que o Primeiro-Ministro diz sobre captar investimento e melhorar a competitividade da economia é uma coisa; a política dos grandes projetos ferroviários é exatamente o contrário.
A RCM 77/2025 "Aprova o Plano Nacional Ferroviário e determina à Infraestruturas de Portugal, S. A., a avaliação de investimentos ferroviários prioritários"
A ADFERSIT realizou no dia 23 de Maio de 2025, a sessão “METRO DO PORTO: Passado, Presente e Futuro”, na FEUP – Faculdade de Engenharia do Porto. Com a participação do Presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, Eng. Tiago Braga, e do Prof. Paulo Pinho, Prof. Catedrático Aposentado da FEUP.
Uma delegação da ADFERSIT visitou o Metro do Mondego e o Metro do Porto.
A ATECFA - Associação dos Técnicos Ferroviários de Angola promove nos próximos dias 3 e 4 de Junho o III Ciclo de Conferências Técnicas Ferroviárias sob o tema "O TRANSPORTE FERROVIÁRIO E A LOGÍSTICA COMO FACTOR DE PLANEAMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE ANGOLA"
Divulgação da oferta formativa para o ano letivo 2025/2026.
Conforme protocolo celebrado com o ISG, os Associados da ADFERSIT e cônjuges e filhos beneficiam de uma redução de 10% nas mensalidades das propinas de licenciaturas.
Mais informações em: www.isg.pt
Este Seminário tem especial foco no transporte de mercadorias e na intermodalidade, olhando também para a mobilidade urbana.
A Direção e restantes Órgãos Sociais da ADFERSIT manifestam o seu pesar pelo inesperado falecimento do Eng. António Machado Rodrigues.
Entre os inúmeros cargos de relevo, o Eng. António Machado Rodrigues foi Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações (1974-1978), tendo sido responsável pela contratação do ITEP – Instituto de Transporte e Planeamento da Escola Politécnica Federal de Lausanne para a realização do Estudo de Transportes da Região de Lisboa.
Elucidativos números após um ano de actividade da LAR, revelados pelo Engº Francisco Franca (CEO), no decorrer da recente viagem Huambo/Benguela com uma delegação de Embaixadores da União Europeia:
Noticia que merece ser lida na integra para melhor se compreenderem as mudanças em curso, introduzidas pela Concessão do Corredor de Desenvolvimento do Lobito ao Consórcio Internacional LAR (Lobito Atlantic Railway), formado pelas empresas MOTA ENGIL, VECTURIS e TRAFIGURA.
A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes tem o prazer de a/o convidar para a Conferência "Combate à Pobreza da Mobilidade", que se realizará no dia 8 de abril de 2025, no Auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, evento inserido no âmbito do Ciclo de Conferências de Celebração dos 10 anos da AMT.
Em Assembleia Geral realizada no passado dia 19 de Março,que aprovou o Relatório & Contas apresentado pela Direção relativo ao exercício de 2024, foram eleitos os novos Órgãos Sociais para o mandato 2025 - 2026.
Veja a lista aqui.
A EMPRESA PORTUÁRIA DE CABINDA, E.P. e a EMPRESA PORTUÁRIA DO SOYO, E.P. tornaram público a abertura do Concurso Público para celebração do Contrato de Concesão para Exploração dos Serviços Portuários nos Terminais Marítimo de Passageiros e Carga do Porto de Cabinda e do Terminal Fluvial de Passageiros e Carga do Porto do Soyo.
Conforme convocatória já remetida a todos os Associados, realiza-se no dia 19 de Março, pelas 18h00, na Sede da ADFERSIT, a Assembleia Geral Ordinária para apreciação e votação do Relatório e Contas da Direção e do Parecer do Conselho Fiscal relativos ao exercício de 2024 e eleição dos Órgãos Sociais para o biénio 2025 – 2026.
Documento, já enviado ao Senhor Ministro das Infraestruturas e Habitação, que reflete a posição da ADFERSIT quanto à ligação da linha de Alta Velocidade Ferroviária Porto - Lisboa ao Novo Aeroporto de Lisboa.
O Cargo Freight Portugal Summit 2025 é uma plataforma para mostrar e debater como é que os shippers (remetentes e proprietários de carga) podem e estão a assumir um papel estratégico na modelação das cadeias globais, além de promoverem inovação, resiliência e competitividade.
Num mundo cada vez mais interligado e dinâmico, as cadeias globais de transporte enfrentam desafios sem precedentes.